domingo, 23 de novembro de 2025

 NOTA Prefeitura de Itabuna terá ponto facultativo na próxima sexta-feira

novembro 18, 2025

9:15 am


O expediente nos órgãos e setores da Administração Municipal centralizada, descentralizada e fundacional no dia 21 de novembro (sexta-feira) será considerado “Ponto Facultativo”. O disposto não se aplica aos órgãos e setores, considerados essenciais, cujos serviços prestados não podem sofrer interrupção.


Não será aplicado o estabelecido no Decreto Municipal nº 16.629 publicado na edição eletrônica de hoje do Diário Oficial do Município à Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) e ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.



18 novembro, 2025

 Prefeitura de Itabuna promove palestra para pais e tutores de alunos da Escola Só o Amor Constrói sobre combate ao trabalho infantil


9:21 am


A Prefeitura de Itabuna, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do Departamento de Média Complexidade da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) promoveu palestra para pais e tutores de alunos da Escola Só o Amor Constrói, no Bairro Santo Antônio, sobre combate ao trabalho infantil. A ação teve o apoio do Conselho Tutelar.


Além disso, segundo a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Maria D’Ajuda Cavalcanti Lucas, também foi destacada a efetividade e importância da frequência escolar dos alunos, o compromisso e a responsabilidade dos pais e tutores em cuidar e ter vigilância com seus filhos com afeto e carinho que transformam vidas. “Foi uma boa palestra contando com a participação de 50 pessoas pela manhã e igual número na parte da tarde”, disse ela.


PRIMEIRA INFÂNCIA


No condomínio residencial Itapoan, na zona oeste, a equipe do Programa Primeira Infância (PIS) realizou um momento de escuta com as mães sobre a maternidade e a importância do programa com atividades e brincadeiras lúdicas que auxiliam no desenvolvimento da criança. Ao todo estiveram presentes 35 pessoas, entre mães e suas crianças.






sexta-feira, 21 de novembro de 2025

 

Educação de Itabuna realiza I Seminário de Equidade Racial e anuncia construção do Plano Municipal de Educação Antirracista

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação, inicia, nesta terça-feira dia 18, a partir das 8 horas, no auditório do CIEBTEC, o I Seminário de Equidade Racial da Rede Municipal de Ensino, evento que integra o calendário oficial do Novembro Negro 2025 e que tem como tema “Sankofa: caminhos para o fortalecimento das políticas de equidade racial na Rede Municipal de Ensino de Itabuna-BA”.

O encontro reúne gestores escolares, docentes, representantes de movimentos sociais e órgãos de controle social, em torno do debate sobre a qualidade do ensino oferecido na rede municipal, a partir do reconhecimento de que não há educação de excelência sem o enfrentamento dos efeitos do racismo estrutural na trajetória escolar de estudantes negras e negros.

A programação terá início com acolhida artística de Beatriz Reis, seguida pelo cerimonial Narrando Raízes, conduzido pela professora Moema de Souza Báfica. A abertura institucional destaca o compromisso da Secretaria Municipal da Educação com a consolidação de práticas pedagógicas, administrativas e formativas que incorporem indicadores raciais como referência para políticas públicas mais justas e eficazes.

Ao comentar a iniciativa, o secretário municipal da Educação, Rosivaldo Pinheiro, ressaltou que o seminário representa mais do que uma agenda temática. “Nosso compromisso é garantir que cada estudante tenha acesso a uma educação que respeite sua identidade, fortaleça sua autoestima e amplie suas oportunidades”, disse.

“O Plano Municipal de Educação Antirracista será um marco na construção de uma rede comprometida com justiça social, equidade e democracia”, afirma

Durante a manhã, será divulgada a Carta de Equidade Racial ao secretário e a apresentação dos dados do Diagnóstico Antirracista conduzido pelas professoras Larissa Santos Pereira, Letícia Pereira e Maria do Carmo Rebouças dos Santos, do Observatório ODS 18/UFSB, quando oferecerão um panorama detalhado das desigualdades raciais identificadas na rede municipal e dos desafios para superá-las.

No turno vespertino, os participantes se dividirão em Grupos de Trabalho dedicados à construção da Matriz de Monitoramento e Avaliação da implementação das políticas de equidade racial, contemplando três eixos da gestão escolar: Gestão Pedagógica, Gestão de Currículo/Formação Continuada e Gestão Financeira. As discussões, mediadas por especialistas da UESC, UFSB, MNU, COMPPIR e técnicos da secretaria, buscaram alinhar perspectivas acadêmicas, comunitárias e institucionais.

O evento segue até o dia 19, no auditório do CIEBTEC, consolidando-se como um marco na formulação do Plano Municipal de Educação Antirracista e na institucionalização de políticas de equidade racial no sistema educacional de Itabuna.

 


 21ª edição do Mutirão do Diabetes mobiliza Itabuna com inovação e cuidados em saúde

novembro 17, 2025

10:50 am


A 21ª edição do Mutirão do Diabetes de Itabuna movimentou a Praça Rio Cachoeira no sábado, dia 15, reunindo milhares de pessoas em uma grande ação de prevenção, diagnóstico e educação em saúde. Promovido pela ONG Unidos pelo Diabetes e pelo Hospital Beira Rio (HBR), o Mutirão se consolida, ano após ano, como o maior evento de combate ao diabetes do Brasil, modelo que já inspira mais de 30 cidades brasileiras e iniciativas no exterior.


Neste ano, o Mutirão registrou uma marca expressiva de atendimentos: foram cerca de dois mil procedimentos no Hospital Beira Rio, em especialidades como fundo de olho, rim e pé diabético, cardiologia e telemedicina. A tecnologia mais uma vez foi protagonista, com o uso de inteligência artificial para leitura de exames e aceleração dos diagnósticos. Os casos mais graves foram encaminhados para acompanhamento contínuo na rede básica de saúde.


Na abertura, o público participou do Aulão Azul Fitness, com a participação de Marcelo Seixas, Sussu, Marcus Mucugê, Wendell e a equipe da Academia Smart Fit, um momento de descontração e integração que levou energia e movimento à praça, reunindo pessoas de todas as idades em atividades físicas, dança e alongamento.


 


INOVAÇÃO QUE TRANSFORMA VIDAS

Em sua 21ª edição, o Mutirão viveu uma verdadeira travessia digital. Todo o processo foi digitalizado, permitindo monitoramento em tempo real dos fluxos, tempo de espera e resultados clínicos. Em uma única manhã, mais de 600 diabéticos realizaram Retinografia com IA, com encaminhamentos imediatos para avaliação renal, cardiológica, bioquímica e angiológica quando necessário.


Na área externa, mais de 2 mil pessoas passaram pela triagem com glicemia capilar e realizaram o teste FindRisk, que avalia o risco de desenvolver diabetes nos próximos 10 anos. Casos suspeitos receberam orientação nutricional e endocrinológica ainda no local.

A Arena da Saúde ofereceu uma grande Feira de Educação em Diabetes, com oficinas de nutrição, saúde bucal, cuidados para DM1, uso correto da insulina, prevenção do pé diabético, entre outros serviços.


A participante Damiana Pinto fez questão de destacar o acolhimento recebido: “o atendimento foi excelente. Saí muito satisfeita com o cuidado e atenção de toda a equipe”, destacou. Já José Paulo Santos, que participou pela primeira vez, se surpreendeu com a estrutura: “foi meu primeiro Mutirão e tive um atendimento de primeira. Saí satisfeito e impressionado com a organização”.


ORGULHO DE ITABUNA

Para o coordenador do Mutirão e presidente da ONG Unidos pelo Diabetes, Dr. Rafael Andrade, o evento reafirma o protagonismo de Itabuna na luta contra a doença: “mais uma vez mostramos ao Brasil como é importante essa grande mobilização em torno da prevenção de uma doença silenciosa, mas que oferece graves riscos à saúde. São 21 anos de uma ação que orgulha todos os itabunenses,” declarou.


A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito de Itabuna Augusto Castro (PSD), da secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, além dos secretários de Comunicação, Thiago Barra, da Educação, Rosivaldo Pinheiro, de Governo, Luciano Veiga, de Esportes, José Alcântara Pellegrini, Gestão e Inovação, Antônio Calhau, Planejamento, Marcos Alves de Souza, e dos vereadores Erasmo Ávila, Paulinho do Banco e representantes de instituições parceiras.


Na sexta-feira, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, acompanhado do prefeito Augusto Castro, visitou a área do mutirão e foi recepcionado pelo Dr. Rafael Andrade.


O Mutirão terminou em clima de celebração com a apresentação da Banda Chicos e Franciscas, que levou humor e irreverência ao público. Logo depois, o pagode contagiante da Banda Revoada animou e encerrou o evento com muita alegria.


FORÇA DO VOLUNTARIADO E UNIÃO DA CIDADE


O Mutirão também destacou o papel fundamental dos voluntários, profissionais de saúde, estudantes, instituições públicas e privadas, além do apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, de outras secretarias municipais e dos patrocinadores locais e nacionais.


A grande mobilização social reforçou o espírito coletivo que fez do evento, nas palavras dos organizadores, “um dos mais lindos mutirões já realizados”. “A 21ª edição do Mutirão do Diabetes de Itabuna reafirma a cidade como referência nacional em prevenção, cuidado e inovação, um modelo que atravessa fronteiras e continua inspirando todo o país”, finaliza o Dr. Rafael Andrade.





 

Prefeitura de Itabuna recebe mais uma remessa de equipamentos da Afya Faculdade de Ciências Médicas

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu na manhã de quinta-feira, dia 30, diversos equipamentos doados pela Afya Faculdade de Ciências Médicas como resultado de mais uma parceria entre as instituições por meio do programa Mais Médicos. O município recebeu os seguintes equipamentos: um mamógrafo digital FDR-3500, cabos de rede patch cord, cabos força e software de licenciamento do mamógrafo.

A Afya e a Prefeitura de Itabuna têm uma parceria de longa data que envolve a doação de equipamentos para a Secretaria Municipal de Saúde e a participação conjunta em projetos e campanhas de saúde. As doações, além de beneficiar as Unidades Básicas de Saúde, também beneficiam diretamente os estudantes de medicina da Afya com a prática clínica nas referidas UBS.

No ato de entrega, na sede da Afya, a secretária de Saúde Lívia Mendes Aguiar e a subsecretária Lânia Peixoto assinaram o termo de recebimento.

“Essa é uma parceria que se renova a cada ano e que só rende bons frutos para o município de Itabuna, principalmente na área da saúde e educação médica e, consequentemente, melhoria da infraestrutura e ampliação do acesso a serviços de saúde”, comentou a secretária.

 Prefeitura de Itabuna reafirma parceria com o Mutirão do Diabetes 2025

outubro 31, 2025

11:02 am


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou na noite de quinta-feira, dia 30, da solenidade de lançamento da 21ª edição do Mutirão do Diabetes, no auditório do Hospital Beira Rio (HBR). O evento promovido pela ONG Unidos pelo Diabetes, contou com a presença do prefeito em exercício, o vice-prefeito Júnior Brandão, da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, da subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, dentre outras autoridades.


Nesta edição, o Mutirão acontecerá no dia 15 de novembro, com atendimento médico no HBR e ações de prevenção na Cidade do Diabetes, que será instalada na Praça Rio Cachoeira.


A secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ressalta a importância de a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reafirmar em mais uma edição essa parceria que já vem de longa data.


“Ficamos muito felizes em poder ser um parceiro importante, custeando os exames durante o evento. Toda a Prefeitura tem a honra de participar desse Mutirão que já soma 21 edições com ações que são essenciais para a prevenção, detecção e tratamento do diabete, uma doença crônica que pode trazer muitas complicações se não houver o controle”, comentou a secretária.


Ela reforça ressaltando que um conjunto de ações compõe o objetivo do Mutirão, que é focar na prevenção, no esclarecimento à população sobre a doença, no diagnóstico precoce, no tratamento e no controle para que não ocorram complicações, principalmente na visão e no sistema cardiovascular.


Vale lembrar que com o apoio da Prefeitura de Itabuna todo o ciclo de assistência é realizado, desde a triagem até o encaminhando cirúrgico pelo Mutirão do Diabetes. Os pacientes também são redirecionados e acolhidos nas unidades de saúde da rede pública.






segunda-feira, 3 de novembro de 2025

 Prefeitura de Itabuna reafirma parceria com o Mutirão do Diabetes 2025

outubro 31, 2025

11:02 am


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou na noite de quinta-feira, dia 30, da solenidade de lançamento da 21ª edição do Mutirão do Diabetes, no auditório do Hospital Beira Rio (HBR). O evento promovido pela ONG Unidos pelo Diabetes, contou com a presença do prefeito em exercício, o vice-prefeito Júnior Brandão, da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, da subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, dentre outras autoridades.


Nesta edição, o Mutirão acontecerá no dia 15 de novembro, com atendimento médico no HBR e ações de prevenção na Cidade do Diabetes, que será instalada na Praça Rio Cachoeira.


A secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ressalta a importância de a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reafirmar em mais uma edição essa parceria que já vem de longa data.


“Ficamos muito felizes em poder ser um parceiro importante, custeando os exames durante o evento. Toda a Prefeitura tem a honra de participar desse Mutirão que já soma 21 edições com ações que são essenciais para a prevenção, detecção e tratamento do diabete, uma doença crônica que pode trazer muitas complicações se não houver o controle”, comentou a secretária.


Ela reforça ressaltando que um conjunto de ações compõe o objetivo do Mutirão, que é focar na prevenção, no esclarecimento à população sobre a doença, no diagnóstico precoce, no tratamento e no controle para que não ocorram complicações, principalmente na visão e no sistema cardiovascular.


Vale lembrar que com o apoio da Prefeitura de Itabuna todo o ciclo de assistência é realizado, desde a triagem até o encaminhando cirúrgico pelo Mutirão do Diabetes. Os pacientes também são redirecionados e acolhidos nas unidades de saúde da rede pública.






 

Prefeitura de Itabuna recebe mais uma remessa de equipamentos da Afya Faculdade de Ciências Médicas

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu na manhã de quinta-feira, dia 30, diversos equipamentos doados pela Afya Faculdade de Ciências Médicas como resultado de mais uma parceria entre as instituições por meio do programa Mais Médicos. O município recebeu os seguintes equipamentos: um mamógrafo digital FDR-3500, cabos de rede patch cord, cabos força e software de licenciamento do mamógrafo.

A Afya e a Prefeitura de Itabuna têm uma parceria de longa data que envolve a doação de equipamentos para a Secretaria Municipal de Saúde e a participação conjunta em projetos e campanhas de saúde. As doações, além de beneficiar as Unidades Básicas de Saúde, também beneficiam diretamente os estudantes de medicina da Afya com a prática clínica nas referidas UBS.

No ato de entrega, na sede da Afya, a secretária de Saúde Lívia Mendes Aguiar e a subsecretária Lânia Peixoto assinaram o termo de recebimento.

“Essa é uma parceria que se renova a cada ano e que só rende bons frutos para o município de Itabuna, principalmente na área da saúde e educação médica e, consequentemente, melhoria da infraestrutura e ampliação do acesso a serviços de saúde”, comentou a secretária.

 

Prefeitura de Itabuna atende 530 pacientes idosos em Centro Especializado

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Centro de Referência em Saúde do Idoso (CRESI), segue atendendo um total de 530 pacientes idosos portadores de Alzheimer, Parkinson e Osteoporose. O atendimento é disponibilizado pela unidade da Secretaria Municipal de Saúde e ocorre no prédio anexo à Unidade Básica de Saúde Izolina Guimarães, no Bairro Zildolândia.

O CRESI é um dos mais importantes programas de promoção à saúde e tratamento do idoso, por disponibilizar consultas por meio de encaminhamento referenciado e agendamento prévio na unidade.

De acordo com a Coordenadora do CRESI, enfermeira Isabelly Porciúncula, os pacientes idosos contam com consultas regulares com profissionais que integram uma equipe multidisciplinar. Ela conta que são 18 profissionais nas áreas de cardiologia, endocrinologia, geriatria, fisioterapia, nutrição, psicologia, enfermagem e técnicos de enfermagem e assistência social.

“Além das consultas individuais com os profissionais, também são realizadas atividades de reabilitação neurocognitiva, oficinas fisioterapêuticas e atividades do grupo psicoterapêutico”, completa.

A coordenadora do CRESI encerra anunciando que em breve também será realizado um acompanhamento mais próximo com os familiares cuidadores dos idosos com doença de Alzheimer.

VÍNCULOS
No dia a dia, a Prefeitura de Itabuna também mantém o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), que atende idosos com diversas atividades, incluindo a realização de oficinas semanais ministradas por psicólogos e monitores por meio da Secretaria de Promoção e Combate à Pobreza (SEMPS).

Segundo a diretora da Assistência Social Básica da SEMPS, Zoraide Martins, as ações do Serviço de Fortalecimento de Vínculos dos quatro CRAS também atende crianças, adolescentes e idosos. “Eles têm a oportunidade de participar de encontros semanais, quando recebem orientações sobre seus direitos, que precisam ser respeitados, inclusive o direito ao lazer e a viver melhor”, frisou.


 *Glória ao Senhor, nos mais altos céus! Paz na Terra aos homens a quem Deus quer bem!* Lucas 2, 14. Este o canto que devemos todos entoar p...