quarta-feira, 26 de março de 2025

 

Prefeitura de Itabuna mobiliza equipes da Limpeza Pública para serviços de roçagem em diversas localidades

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), mobilizou equipes que intensificam os serviços de zeladoria e beneficiam novas regiões da cidade.

As ações envolvem roçagem, sacheamento, pintura de mini-guias (meio fios), poda de árvores e coleta de resíduos. A execução do trabalho é de responsabilidade do Departamento de Limpeza Pública, vinculado à Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB).

Segundo o diretor de Limpeza Pública, Lázaro Pellegrini, os serviços de zeladoria, especialmente a roçagem, são diários e as equipes percorrem todos os bairros, periodicamente. “Os serviços de roçagem das áreas urbanas acontecem todos os dias e é reforçado nos períodos de muita chuva, que contribuem com o crescimento rápido da vegetação”, comenta Pellegrini.

O coordenador da roçagem, João Batista Campos Filho enfatizou que os trabalhos foram reforçados desde segunda-feira passada, dia 24, favorecendo diferentes regiões com Avenida Ilhéus, no Centro, Rua Manoel Carmo, no Bairro Nossa Senhora da Conceição, e o Campo Formoso.

Nesta quarta-feira, dia 26, os trabalhos continuaram na rotatória do Pedro Jerônimo, na área do antigo galpão de uma fábrica de calçados, no São Caetano, na extensão da Avenida Manoel Chaves, e condomínio residencial Itapuã, no Jorge Amado.

 

 Prefeitura de Itabuna entrega tablets aos Agentes Comunitários de Saúde

março 26, 2025

4:23 pm


A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para a entrega de mais uma ferramenta de trabalho: tablet. Um total de 357 profissionais que estão na ativa passarão a utilizar o equipamento na rotina diária de trabalho.


O ato simbólico de entrega realizado na manhã desta quarta-feira, dia 26, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, contou com a presença da subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, da Diretora do Departamento da Atenção Primária, Dayse Santos, enfermeiros dos quatro módulos em que são distribuídas as UBS e USF e os Agentes Comunitários de Saúde, que representaram as 49 equipes existentes.


A subsecretária Lânia Peixoto chamou a atenção para a importância do papel desempenhado pelos Agentes Comunitários de Saúde para a mudança da realidade na saúde de Itabuna. “Esses tablets fazem parte dessa mudança, uma nova forma de trabalhar, com dignidade e responsabilidade. Além disso, os ACS estão inseridos na reterritorialização proposta para o município, fazem parte deste momento histórico”, frisou.


A diretora do Departamento da Atenção Primária, Dayse Santos, fez questão de ressaltar que a entrega dos equipamentos representa o cumprimento de um compromisso da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) com os ACS, já que é um gestor que pensa a Saúde sob a perspectiva da atenção e do cuidado. Ao mesmo tempo, os tablets também representam um dos primeiros passos para o recomeço da reterritorialização.


“Isso significa que faremos uma revisão de todo o nosso território sob a perspectiva social, geográfica, física e sob muitos outros aspectos, de forma conjunta com outras secretarias do Município. E a chegada desses tablets nos ajudará muito neste processo, porque a territorialização de muitos anos será refeita para que possamos identificar de fato cada cidadão itabunense”, explica.


 



 Prefeitura prossegue vistoriando a frota de táxis de Itabuna no pátio da SETTRAN

março 26, 2025

5:03 pm


A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN), prossegue até o dia 11 de abril vistoriando a frota de táxis, procedimento que acontece a cada ano. O trabalho conta com a parceria com o Serviço Social de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem e Transporte (SEST/SENAT), INSS e 4° Batalhão de Bombeiros Militar, que prestaram noções de primeiros-socorros aos permissionários no curso de capacitação e outras orientações.

De acordo com o diretor de Transportes da SETTRAN, Whelington Santana, a vistoria anual está sendo realizada em três etapas, envolvendo o curso de capacitação ministrado pela Diretoria de Educação para o Trânsito e pelos socorristas do Corpo de Bombeiros.


Ele diss ainda que proprietários ou motoristas de táxis que ainda não tenham comparecido à vistoria ou tiver qualquer pendência poderão pedir prazo, comparecendo à SETTRAN para que tenham prazo de 15 dias para regularizar sua situação documental pessoal ou do veículo.


A segunda fase avalia a documentação atualizada do motorista ou dono do veículo (CNH, RG, etc.), comprovação de quitação tributária e de propriedade do veículo automotor. No veículo, serão fiscalizados: parte estrutural, higienização, cintos de segurança e faróis pelos Agentes de Fiscalização da SETTRAN.


Pelo cronograma, as vistorias, entre 8 e 14 horas, no estacionamento da Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN) na Rua Jorge Amado, no Bairro Lomanto na ordem: 27/03 – T0101 a T0150; 30/03 – T0151 a T0200.


No dia 1º de abril: T0201 a T0250; 2/04 – T251 a T0300; 3/04 – T0301 a T0350; 4/04 – T0351 a T0400; 7/04 – T0401 a T0450; 8/04 – T0451 a T0500; 9/04 – T0501 a T0550; 10/04 – T0551 a T0600; e 11/04 – T0601 a T0667. As vistorias acontecerão sempre entre 8 e 14 horas.


 




segunda-feira, 24 de março de 2025

 Hospital de Base de Itabuna recebe doação da UNEX Itabuna por meio de convênio

março 24, 2025

3:21 pm


O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), recebeu neste mês de março uma doação expressiva de materiais de limpeza e de higiene por meio de convênio com a UNEX Itabuna.


A doação é fruto da contrapartida mediante ao convênio firmado entre a referida instituição de ensino superior e o Centro de Estudos da unidade hospitalar para a realização de estágio dos acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Biomedicina, Farmácia e Psicologia, na unidade hospitalar durante o ano.


O material foi enviado pelo diretor-geral da UNEX Itabuna, André Portnoi, através do representante Paulo Lopes. Na oportunidade, foram entregues fardos de papel higiênico, papel toalha e sacos de lixo de tamanhos variados, cujo investimento ultrapassa R$ 15 mil.


O Centro de Estudos do Hospital de Base é um setor de grande atuação na unidade hospitalar, através do qual são firmadas parcerias importantes com diversas instituições de ensino técnico e superior da região Sul da Bahia.


Tais parcerias são revertidas em bens e materiais que beneficiam na manutenção da estrutura hospitalar, tornando o ambiente de aprendizagem dos estudantes mais qualificado para a realização do estágio. O Hospital de Base de Itabuna é considerado um hospital-escola no Sul da Bahia.


De acordo com o diretor-presidente da FASI, João Omar Galvão, “os estágios supervisionados que acontecem no âmbito hospitalar são fundamentais para que os alunos da área da saúde desenvolvam habilidades práticas que contribuem para o seu futuro profissional.”


 



sexta-feira, 21 de março de 2025

 Novo Centro Cirúrgico do Hospital de Base de Itabuna já realizou 47 cirurgias

março 21, 2025

11:13 am


O Centro Cirúrgico do Novo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, recém inaugurado pela Prefeitura de Itabuna em parceria com o Governo do Estado, já está em pleno funcionamento, desde o primeiro dia de atendimento ao público, quando foi realizada a primeira cirurgia ortopédica.


O procedimento foi realizado pelo médico ortopedista Antônio Carlos que atua na unidade hospitalar há mais de 25 anos. De acordo com o médico, o número de cirurgias tende a aumentar, o que vai contribuir para um melhor atendimento a pacientes de Itabuna e da região Sul da Bahia.


“O Hospital de Base agora dispõe de um centro cirúrgico maior e mais completo. Iniciamos as atividades e de imediato tivemos duas cirurgias. Foi um ganho para a população e um avanço muito grande na saúde pública”, destaca o ortopedista.


Supervisor médico da Fundação de Assistência à Saúde-FASI, gestora do hospital, o doutor Fernando Alves Jr afirma: “a partir dessa nova estrutura do Hospital de Base será possível salvar muito mais vidas e oferecer aos pacientes, um atendimento ainda mais qualificado”.


HOSPITAL “PORTAS ABERTAS”


Do dia 15 até o momento, já foram realizadas no novo centro cirúrgico 47 cirurgias: 17 ortopédicas, quatro vasculares, duas bucomaxilofacial e 24 geral.


O Novo Hospital de Base é “Portas Abertas” para urgência e emergência e possui atendimento integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com 22 municípios pactuados, mas chega a um alcance de mais de 120 municípios.


Com seis novas salas cirúrgicas, equipadas com aparelhos de alta tecnologia, o Novo Hospital de Base dispõe ainda de um Pronto-Socorro, Setor de Bioimagem e duas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).


 



quarta-feira, 12 de março de 2025

 

Prefeitura de Itabuna conclui pavimentação da Rua Ubaldino Brandão

Após 20 dias de trabalho intenso, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), concluiu nesta quarta-feira, dia 12, a pavimentação da Rua Ubaldino Brandão, na parte alta do Novo Lomanto, onde está localizado reservatório do Projeto Mais Água Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), que será inaugurado nesta quinta-feira, dia 13, às 15 horas.

De acordo com o Analista de Infraestrutura e Urbanismo da SIURB, William Nogueira de Jesus, após a conclusão da pavimentação deste trecho da Ubaldino Brandão, as obras continuarão na Rua Manoel Paulo em direção ao Novo Lomanto.

Moradora da Ubaldino Brandão há 15 anos, a dona de casa Eunice Andrade Santos de Oliveira relata que a localidade era abandonada “Se chovesse aqui, ninguém entrava ou saía. A gente estava abandonado, tinha muita lama, buracos e poeira. Mas, agora graças a Deus chegou o asfalto”, comentou.
“Agora a gente tem asfalto e água caindo nas torneiras todo dia. Acabou o sofrimento de pegar água com balde ou esperar chover para ter água ou comprar no carro-pipa. Com asfalto na rua e água na minha casa estou feliz. Obrigada prefeito Augusto Castro, o senhor é 10” completou dona Eunice.

Moradora da Rua Tertuliano Guedes de Pinho, dona Norma dos Santos, contou que pelo menos quatro vezes ao dia passa pelo Ubaldino Brandão para levar e buscar os filhos na escola. Ela ressaltou que antes da pavimentação era muito ruim ter que transitar com as crianças em meio aos buracos e que depois do asfalto melhorou muito.

“A pavimentação que a Prefeitura fez melhorou muito a vida para nós moradores. Antes, a gente passava em meio ao lameiro. E, para mim que vou levar e buscar os meninos na escola e ao posto de saúde todos os dias, o asfalto facilitou muito essa caminhada” contou.

Com investimento de cerca de R$ 27,8 milhões em Itabuna já foram executados melhoramentos em cerca de 70% da malha viária urbana, através do investimento do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA), que destina financiamento para projetos de integração de desenvolvimento em áreas vulneráveis da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.

 

segunda-feira, 10 de março de 2025

 

CMDCA Itabuna elege a representação da sociedade civil e empossa nova diretoria

Um total de 14 instituições da sociedade civil de Itabuna se inscreveu para participar do processo eleitoral para a composição do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A eleição presencial aconteceu nesta segunda-feira, dia 10, entre 8 e 12 horas, em Assembleia Geral na Casa dos Conselhos, na Travessa Juarez Távora, n.º 32, no São Caetano.

A eleição ocorreu em duas etapas. A primeira, habilitação, de caráter eliminatório, com inscrição e ou credenciamento de candidatos e eleitores, enquanto a segunda, de caráter classificatório na Assembleia Geral para eleição dos representantes da sociedade civil. Foram eleitas, Presidente, Aida Carvalho Vita, e Vice-presidente Maura Vitor Souza.

As entidades homologadas foram a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recurso (ADRA), Associação de Pais e Amigos do Autista de Itabuna (AMA), Associação Promocional da Mulher e Amparo da Criança e do Idoso Nossa Senhora de Guadalupe (APMACI) e Associação Padre Paulo Tonucci.

Ainda, Centro Comunitário Creche Irmã Margarida, Creche Pequeno Lar, Espaço Educativo Santa Maria Madalena, Fundação Regina Cunha (FURC), Grupo De Apoio à Criança com Câncer (GACC), Lar Fabiano de Cristo, Legião da Boa Vontade (LBV), Associação de Pais e Portadores de Síndromes Deficitárias Neurológicas (Núcleo Cuidar), Missão Fala e Núcleo Espírita Maria Dolores (NEMD).

A ex-presidente do CMDCA, Maria D’Ajuda Cavalcanti Lucas, que dirigiu a instituição por dois mandatos (2021-2025), destacou a importância da eleição dos novos dirigentes. “A eleição é importante porque se trata da garantia de direitos de crianças e adolescentes. Pelo Regimento Interno, por dois anos há a representação do governo e nos dois seguintes de instituições da sociedade civil. Agora encerro meu mandato com um saldo positivo”, disse.

“Os grandes avanços no CMDCA de Itabuna aconteceram a partir da Conferência Territorial; espaço na Casa dos Conselhos e locação de novo imóvel para os Conselhos Tutelares I e II e entrega de um veículo; eleição para conselheiros tutelares com urnas eletrônicas, chamamento público para concessão de recursos para seis instituições que receberam R$ 38 mil cada uma com verba do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente”, discorreu Lucas.

No balanço rápido, ela também lembrou que o CMDCA chancelou instituições que desejam desenvolver projetos, a exemplo da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna que terá direito à dedução do Imposto de Renda ficando com 80% dos recursos e 20% restantes para o Fundo Municipal de Direitos da Criança e Adolescente para novo Chamamento Público.

Já o secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), José Carlos Trindade, destacou as ações na gestão da ex-dirigente do CMDCA. “Foi uma gestão excelente, com projetos inovadores e muito profissionalismo. A ex-presidente Maria D’Ajuda Cavalcanti Lucas está de parabéns. O trabalho desenvolvido merece ser destacado. Pena que não possa haver recondução regimentalmente. Se pudesse continuar, seria o ideal, nos deu segurança porque as ações para crianças e adolescentes foram desenvolvidas com sucesso”, disse.

A Assembléia teve a coordenação da presidente da Comissão Eleitoral Hustana Fernanda Matos (Secretaria Municipal da Educação) e dos membros Maria de Fátima Braga (Fundação Marimbeta) e Emanoela Daltro (Conselho Tutelar); secretária-executiva, Franciony Cecília Bomfim Santos Augusto; e Carlos José Nascimento, analista em assistência e saúde do CMDCA. Como convidados, Elani Santos Calixto de Almeida e Emanoela Lima Daltro, coordenadoras dos Conselhos Tutelares I e I, respectivamente.

sexta-feira, 7 de março de 2025

 Hospital de Base de Itabuna realiza ação do Fevereiro Roxo com roda de conversa e Pit-Stop

fevereiro 28, 2025

4:43 pm


O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de atenção à Saúde de Itabuna (FASI), realizou na quinta-feira, dia 27, uma ação em rfeerência à campanha “Fevereiro Roxo”.


A campanha é voltada à conscientização sobre as doenças crônicas como Alzheimer, Fibromialgia e Lupus que persistem ao longo do tempo, muitas vezes sem cura definitiva e podem afetar significativamente a qualidade de vida das pessoas.


A ação, promovida pelos Núcleo de Humanização e o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) foi direcionada aos colaboradores, estudantes do estágio supervisionado e acompanhantes da unidade hospitalar. O objetivo foi de ampliar as informações sobre a doença e apoiar a causa.


O evento contou com uma roda de conversa no auditório sobre a fibromialgia, onde três representantes da Associação de Fibromiálgicos de Itabuna e Região (AFIR) Ive Porto, Gleide Ferreira e Gilmara Santos, dividiram com o público presente informações sobre as dificuldades e desafios de quem convive com a doença, sintomas, diagnóstico e formas de tratamento.


Ive Porto explicou que a doença se caracteriza por dores generalizadas e sensibilidade nos músculos, tendões e ligamentos, fadiga, problemas cognitivos, como dificuldade de concentração e memória.


“Os sintomas não podem ser facilmente detectados por exames clínicos tradicionais. Sentimos dor 24 horas por dia e às vezes um abraço ou um aperto de mão podem desencadear gatilhos que intensificam essa dor”, disse Ive Porto.


A coordenadora do Núcleo de Humanização, Elisângela Cata Preta, destacou que a visão que temos sobre a doença muda quando alguém relata sobre a sua experiência.


“O que podemos fazer de melhor é compartilhar as informações e trazer isso para a nossa realidade enquanto profissionais”, completou.


A ação foi finalizada com um Pit-Stop no corredor do hospital, onde colaboradores e estudantes participaram de um Quiz Educativo sobre o tema, com abordagem e distribuição de panfletos, bombons de chocolate e pirulitos.


O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de atenção à Saúde de Itabuna (FASI), realizou na quinta-feira, dia 27, uma ação em referência à campanha “Fevereiro Roxo”.


A campanha é voltada à conscientização sobre as doenças crônicas como Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus que persistem ao longo do tempo, muitas vezes sem cura definitiva e podem afetar significativamente a qualidade de vida das pessoas.


A ação, promovida pelos Núcleo de Humanização e o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) foi direcionada aos colaboradores, estudantes do estágio supervisionado e acompanhantes da unidade hospitalar. O objetivo foi ampliar as informações sobre a doença e apoiar a causa.

O evento contou com uma roda de conversa no auditório sobre a fibromialgia, onde três representantes da Associação de Fibromiálgicos de Itabuna e Região (AFIR) Ive Porto, Gleide Ferreira e Gilmara Santos, dividiram com o público presente informações sobre as dificuldades e desafios de quem convive com a doença, sintomas, diagnóstico e formas de tratamento.


Ive Porto explicou que a doença se caracteriza por dores generalizadas e sensibilidade nos músculos, tendões e ligamentos, fadiga, problemas cognitivos, como dificuldade de concentração e memória.


“Os sintomas não podem ser facilmente detectados por exames clínicos tradicionais. Sentimos dor 24 horas por dia e às vezes um abraço ou um aperto de mão podem desencadear gatilhos que intensificam essa dor”, disse Ive Porto.


A coordenadora do Núcleo de Humanização, Elisângela Cata Preta, destacou que a visão que temos sobre a doença muda quando alguém relata sobre a sua experiência.


“O que podemos fazer de melhor é compartilhar as informações e trazer isso para a nossa realidade enquanto profissionais”, completou.


A ação foi finalizada com um Pit-Stop no corredor do hospital, onde colaboradores e estudantes participaram de um Quiz Educativo sobre o tema, com abordagem e distribuição de panfletos, bombons de chocolate e pirulitos.



 Prefeito Augusto Castro sanciona Lei que institui contratação pela Regime Administrativo

março 6, 2025

5:52 pm


O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), sancionou a Lei nº 2.708, publicada na edição desta quinta-feira, dia 6, que institui o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) para a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público pelos órgãos da Administração Municipal direta, as autarquias e as fundações públicas.


Pelas normas, entende-se como de excepcional interesse público a situação que demande urgência no recrutamento de mão de obra para assegurar a prestação regular ou a continuidade de serviço público essencial e que não possa ser atendido com o quadro de pessoal permanente de que dispõe a Administração Municipal, ou aqueles que, sua transitoriedade e/ou excepcionalidade, não justifique a admissão de pessoal em caráter permanente.


No artigo 3º, a referida legislação apresenta hipóteses de contratação e estabelece que o recrutamento de pessoal a ser contratado será mediante processo seletivo simplificado sujeito a ampla divulgação, inclusive por meio do Diário Oficial do Município, prescindindo de concurso público.


O processo seletivo poderá ser dispensado, caso o tempo estimado para a conclusão do certame não seja compatível com a urgência da necessidade de contratação, devendo ser adotado o critério objetivo e impessoal de recrutamento.


As contratações deverão contar com dotação orçamentária específica e não poderão exceder o prazo de 24 meses, admitindo-se uma única prorrogação por igual período, podendo ser subdivididas em etapas compatíveis com a necessidade do serviço executado.


“A recontratação poderá ser efetuada desde que não se opere de forma imediatamente subsequente e o somatório dos períodos não exceda o limite de 48 meses”, diz o inciso 4º. Já o seguinte, informa que nas contratações por tempo determinado serão sempre observados os padrões de vencimento inicial previstos na carreira do órgão ou entidade contratante, em cargo com atribuições idênticas ou de maior similitude, assim como a jornada máxima (art. 6º Lei Municipal nº 2.664/2025).


O servidor em contrato temporário poderá fazer jus à percepção do vale/auxílio-alimentação no mesmo valor da categoria de servidores efetivos de acordo com a necessidade do serviço e natureza das atividades, desde que expressamente autorizado pelo secretário municipal, devendo ser descontado o valor de 1/22 avos para cada falta, ainda que justificada, feriado, ponto facultativo, ou por qualquer razão em que não haja expediente no setor de lotação do servidor.


O edita de processo seletivo destinado à contratação em regime especial de direito administrativo, com prazo superior a 12 meses, e ainda considerando as necessidades específicas de contratação, deverá dispor sobre normas concessivas de férias e abono natalino, desde que presente a previsão orçamentária.


“Será considerado nulo o contrato em que se verificar desvio de função do contratado, sem prejuízo da apuração das responsabilidades civil, administrativa e pena da autoridade responsável”, diz o parágrafo 8º do artigo 5º da citada Lei. Os demais artigos estipulam as formas de contratação, procedimentos, contratos de admissão temporária.

 Prefeito Augusto Castro agradece ao governador Jerônimo Rodrigues a entrega da 2ª etapa do Novo Hospital São Lucas

março 13, 2025

8:13 pm


A saúde pública de Itabuna ganhou um reforço na manhã desta quinta-feira, dia 13, com a inauguração de novos investimentos em dois hospitais pertencentes à estrutura da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI). As entregas contaram com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do prefeito Augusto Castro (PSD), das secretárias de Saúde da Bahia, Roberta Santana, e de Itabuna, Lívia Mendes Aguiar, a Primeira-dama Andrea Castro dentre outras autoridades.


No Hospital Manoel Novaes foi entregue a segunda etapa da Ala Pediátrica Drº Jaime César Nascimento. O local recebeu novos mobiliários que possibilitaram colocar em atividade a unidade com 35 novos leitos que atenderão pacientes exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Já no Novo Hospital São Lucas foi inaugurada também a segunda etapa dedicada exclusivamente aos pacientes renais por meio do Centro de Hemodiálise. São 54 poltronas que acomodarão pessoas que necessitam da filtragem do sangue e remoção do excesso de toxinas, sais minerais e líquidos, substituindo o trabalho dos rins.


Na oportunidade, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância da escolha de um bom gestor para que obras e ações como esta possam ser concretizadas em benefício da população. “É muito importante escolher um gestor que tem essa sensibilidade, porque essa obra é fruto de um conjunto de esforços. Estamos dando mais um passo para o fortalecimento da saúde nesta região”, disse.


O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), aproveitou para reconhecer e agradecer o esforço do Governo da Bahia por estar investindo de forma especial na cidade. “A reabertura do Novo Hospital São Lucas é um projeto nosso de campanha em parceria com a Santa Casa, Conselho Municipal de Saúde, Câmara Municipal e nosso querido deputado Paulo Magalhães, que não mediu esforços para investir neste projeto. Temos um time que mais investe na saúde dos baianos e Itabuna caminha ao lado do governador Jerônimo para entregar uma saúde melhor para os itabunenses e a região”, frisou.


A secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, além de falar dos investimentos em estrutura e tecnologia, salientou a importância do atendimento humanizado. “Esse novo hospital foi projetado com o que há de mais moderno, mas nosso foco é no acolhimento humanizado. Esses pacientes terão a oportunidade de sair do leito de um hospital, voltar ao convívio da família e só retornar para a hemodiálise ambulatorial. Vamos dar qualidade de vida para essas pessoas”, disse.


A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, reforçou a importância da parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna que desempenha papel fundamental na área da filantropia. “Nada melhor do que inaugurar esta segunda etapa do Novo Hospital São Lucas que atenderá pacientes renais exatamente no Dia Mundial do Rim. É uma data importante que ficará marcada na vida desses pacientes que tanto necessitam desse serviço”, afirmou.


O provedor da Santa Casa, Francisco Valdece Ferreira, agradeceu os investimentos e aproveitou para falar que o Novo Hospital São Lucas ainda terá muito mais a oferecer para a população de Itabuna e do Sul da Bahia depois da implantação da terceira etapa das obras de requalificação.


Na oportunidade, o médico nefrologista Renato Costa, primeiro médico a implantar o Serviço de Hemodiálise em Itabuna, recebeu como homenagem a colocação do seu nome no Centro de Hemodiálise. Ele não perdeu a oportunidade e ainda solicitou o retorno das cirurgias para transplante renal. Estiveram presentes secretários estaduais e municipais, deputados, vereadores, autoridades políticas regionais e a comunidade em geral.







 Prefeitura de Itabuna e EMASA inauguram reservatórios do Projeto Mais Água

março 12, 2025

2:21 pm


 


Itabuna dará um grande passo na regularização do abastecimento de água com a inauguração, nesta quinta-feira, dia 13, dos reservatórios do Projeto Mais Água, uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado.


A entrega acontece às 15 horas no bairro Novo Lomanto, com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues, do prefeito Augusto Castro e do presidente da EMASA, Ivan Maia.


A primeira etapa do Projeto Mais Água para a Cidade tem investimentos de R$ 30 milhões e incluiu a construção de dois reservatórios nos bairros Novo Jaçanã, com capacidade para 5 milhões de litros de água, e Novo Lomanto, com capacidade para 3 milhões de litros de água, respectivamente, além da modernização e ampliação da rede de adutoras e de distribuição e de melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA).


A obra beneficia cerca de 140 mil moradores das zonas Sul, Oeste e Leste da cidade, colocando fim ao abastecimento intermitente, que era realizado pelo sistema de manobras, e permitindo a regularização do fornecimento de água.


O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), destaca que “o Projeto Mais Água é um marco histórico para Itabuna e um dos maiores desafios que enfrentamos como gestão. Durante cinco décadas, nossa população sofreu com a incerteza e a irregularidade no abastecimento de água, prejudicando a qualidade de vida e o desenvolvimento da cidade”, declarou.


Para o presidente da EMASA, Ivan Maia, “essa entrega representa um avanço significativo para a segurança hídrica de Itabuna. Estamos investindo em infraestrutura moderna para garantir que a população tenha água de qualidade de forma contínua. Esse é um compromisso da nossa gestão e uma conquista histórica para a cidade”, concluiu.

 

Augusto Castro afirma que projeto de duplicação da BR 415 até Nova Ferradas foi tratado entre o governador Jerônimo Rodrigues e ministro dos Transportes Renan Filho

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), voltaram a tratar da duplicação do trecho de 7,5Km da rodovia BR-415, entre o Nova Itabuna e Nova Ferradas, em contato com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB).

O governador baiano foi recebido em audiência pelo titular da pasta dos Transportes, em Brasília, quando falou da importância desta obra para a região Sul da Bahia.

Por sua vez, o Chefe do Executivo itabunense, em conversa por telefone com o ministro Renan Filho, lembrou que o projeto de duplicação da rodovia BR-415 já foi apresentado ao diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) Fabricio Galvão, tendo sido muito bem aceito.

“Conversamos com o ministro Renan Filho reforçando a solicitação do governador Jerônimo Rodrigues sobre a importância da obra de duplicação do trecho urbano da zona oeste de Itabuna. Ele foi muito sensível e ficou de analisar o projeto que, além de ser o novo vetor de desenvolvimento da cidade, beneficiará cerca de 100 municípios cujos moradores se utilizam dessa rodovia diariamente”, disse Castro.

Neste ano, o Ministério dos Transportes pretende investir na Bahia cerca de R$ 2,3 bilhões, orçamento três vezes superior ao que foi gasto no ano passado.

 

 Projeto Karatê Teen de Itabuna abre matrículas para novas vagas até 4 de abril

março 21, 2025

11:29 am


A Prefeitura de Itabuna, por intermédio da Secretaria de Esportes e Lazer, abriu novas vagas para o Projeto Karatê Teen Itabuna para interessados com idade entre 12 a 17 anos, com aulas regulares às terça e quinta-feira das 8 às 9 horas. As matrículas poderão ser feitas na sede Secretaria de Esportes de segunda-feira, dia 24, até o dia 4 de abril, das 9 às 13h, na Rua Cassimiro Rego, nº 43, no Bairro da Conceição.


Para realizar a matrícula, será necessária a apresentação de original e fotocópia do documento de identificação do aluno, do responsável, comprovante de residência e comprovar matrícula em escolar na rede pública de ensino.


O Projeto Karatê Teen é mais uma inovação, fomento ao esporte e à formação do cidadão neste segundo período de governo do prefeito Augusto Castro (PSD). Para os alunos que estudam regularmente no período da manhã, as aulas são ministradas às terças e quintas das 15h30min às 16h30min.


Já alunos que estudam no turno vespertino, as aulas acontecerão às terças e quintas das 8 às 9h para participantes com idade de 13 a 17 anos, enquanto das 9 às 10h para os que têm idade entre 7 e 12 anos.




 Vigilância Sanitária de Itabuna vai incinerar 150kg de carne bovina apreendida pela GCM

março 20, 2025

5:54 pm


Como resultado de uma ação realizada por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), na manhã desta quinta-feira, dia 20, a partir de uma denúncia, a Vigilância Sanitária de Itabuna (VISA) da Secretaria Municipal de Saúde, vai incinerar cerca de 150 kg de carne bovina de procedência duvidosa.


A carne foi apreendida nas imediações da Rua Europa Unida, área urbana do Bairro São Judas Tadeu, no momento em que três homens despostavam o animal.


De acordo com o comandante da GCM, Inácio Pereira, o flagrante ocorreu após denúncia anônima. “Fomos informados que o animal havia morrido após uma queda e que o dono da vaca havia autorizado fazer a limpeza e doar a carne para população. Apreendemos tudo, prendemos os acusados e os encaminhamos para Delegacia da Polícia Civil da Bahia para a adoção dos procedimentos legais”, informou.


De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Ieda Lomes, a incineração da carne e vísceras ocorrerão em razão da procedência duvidosa, da causa real da morte, e por se tratar de um abate clandestino, sem as mínimas condições de higiene. “O animal será levado para incineração”, informou.


 




 *Prefeitura de Itabuna convoca cinco novos aprovados para a Promoção Social no Processo Seletivo Simplificado* Cinco novos candidatos aprov...